domingo, 23 de outubro de 2011

Semana da Alimentação

No dia 16 de Outubro celebrou-se o Dia Mundial da alimentação. Na hora em que  o combate à obesidade e o excesso de peso se intensifica, mostramos como comer melhor com a ajuda da roda dos alimentos.

Ao longo da semana as crianças sempre se mostraram motivadas e interessadas em manter uma alimentação saudável. As atividades foram bastante diversificadas - jogos, canções, pintura, dramatizações, filmes, puzzles, receitas, o que contribuiu para a motivação e empenho das crianças na realização de todas as atividades.
As atividades de culinária tiveram a participação da família, que se mostrou bastante recetiva. As crianças trouxeram a fruta das suas casas para a confeção da salada de fruta bem como os ingredientes para o bolo de iogurte.  
As crianças foram sensibilizadas ao longo da semana para a importância dos lanches saudáveis e foram entregues aos  pais e encarregados de educação um folheto sobre a importância dos lanches saudáveis como forma de combater ba obesidade infantil, um problema comum no nosso concelho. Esta refeição mereceu destaque especial  pois, sendo a primeira refeição do dia, deve ser bastante energética.
A alimentação, cada vez mais,  tem um papel fundamental  na saúde de todos por isso, se torna tão importante, desde tenra idade as criança saberem o que se deve comer, pois é como diz o ditado: “Diz-me o que comes dir-te-ei a saúde que tens”.
No dia em que se comemorou o Dia Mundial da Alimentação, juntamente com os alunos da EB1 fizemos uma salada de fruta com a participação de toda  a escola. Chegava a hora do almoço e a salada de fruta ficou para o lanche da tarde que as crianças muito apreciaram. As crianças apreciam a culinária e ao longo desta semana fizemos um bolo e gelatina de morango para evidenciar a cor vermelha que as crianças da sala 2 estão a aprender.